[:pb]Duas tendências que vão determinar o futuro do marketing digital [:]

tendências

[:pb]Em recente palestra para agências e profissionais de marketing, a executiva do LinkedIn, Lais Orrico, responsável pela interlocução com as agências da América Latina, debateu sobre as tendências do mkt digital para o futuro. Segundo ela, 90% dos CMOs (Chief Marketing Officer) estão, nesse momento, revisando suas estratégias de marketing digital. Mas, qual a direção que eles estão tomando? Eis duas delas:

MKT Customizado

A maior parte do marketing digital hoje não está focada no cliente e sim no produto, no ponto, na distribuição. Mas o mundo digital permite que o marketing seja feito de forma customizada, até mesmo individualizada, com a captação e o uso intensivo de dados. É exatamente o que faz a Netflix com seus usuários. A empresa consegue apresentar sugestões do que assistir de forma personalizada, usando dados de navegação. Chega inclusive a oferecer imagens diferentes para um mesmo filme, apenas para tentar atrair aquele internauta específico.

Num momento em que apenas 3% dos consumidores dizem que a publicidade é relevante, torna-se cada vez mais importante trilhar o caminho do marketing customizado e fazer de tudo para ver esse percentual crescer.

Para o marketing customizado, é imprescindível também trabalhar com personas, entendendo quem está na outra ponta de forma a oferecer conteúdo e produtos relevantes. Por essa razão, é importante ter disponível os assuntos em alta (trend topics) numa determinada rede social, para oferecer aquilo que as pessoas têm interesse naquele momento.

A reputação do canal 

Quando você quer construir reputação, o canal onde toda a sua comunicação acontece é fator preponderante.  Há exemplos que a executiva Lais Orrico, do LinkedIn, diz ter acompanhado de empresas que passaram por uma crise e, ao final, o que fez a diferença foi a consistência dessas empresas no fornecimento de informação.  A reputação é construída ao longo do tempo. Empresas devem construir sua imagem pensando no longo prazo, e manter a conversa, como se fosse um namoro. Ninguém casa de uma hora para a outra. Primeiro, é preciso construir confiança.

 

tendências

 

Num mundo repleto de fake news, empresas estão cada vez mais preocupadas com a seriedade dos canais e redes sociais que usam para se relacionar com seus consumidores. E isso pode fazer grande diferença. Pesquisa da Business Insider mostrou que a reputação do canal tem impacto no engajamento maior até mesmo do que a relevância do conteúdo. Confira:

 

 

Sales Impact! tem experiência comprovada em impactar resultados de grandes marcas e seus canais, acelerando vendas através de serviços de Geração de Demanda e Gestão de Canais de distribuição.[:]